![]() | ![]() |
![]() | Personalidade | Problemas comuns à raça | Sobre o Schnauzer Standard | O Filhote | Padrão |

Os três Schnauzers pertencem ao grupo de cães de Guarda no sistema da FCI e primam pela versatilidade de funções e pelo temperamento alerta e pela fidelidade ao seu dono. Enquanto o Miniatura é muito apreciado como cão de companhia, o Stantard - devido ao seu porte - pode exercer, realmente, as funções de cão de guarda.
Extremamente dedicado aos donos, o Schnauzer é um cão de personalidade forte e muita energia, que precisa de um dono experiente. Apesar de não solicitar tanto a presença física de seu dono, pode-se dizer que é um cão que estará sempre por perto.



Por sua resistência, agilidade e capacidade de aprendizagem, muitos Schnauzer destacam-se na prática do agility, esporte que pode contribuir para estabelecer um melhor controle pelo dono.
Os Schnauzer Standard só apresentam duas variedades de cores: o tradicional sal e pimenta, a cor mais comum e o preto, sendo este mais raro.

O filhote nasce com a pelagem escura, mas pode-se verificar a ‘futura’ cor a partir do exame do subpêlo for: 1) claro - é um sal e pimenta e clareará até atingir a cor definitiva por volta dos 8 meses; 2) preto - um preto e prata se tiver as marcações características. O filhote deve ter o corpo quadrado, os olhos escuros e o nariz deve ser preto. O corte do rabo deve ser feito na primeira semana de vida. O novo padrão definido pelo Clube Alemão da raça, proíbe o corte de rabos e orelhas mas admite que seja feito em países em que não haja uma proibição, caso do Brasil.

Aulas de obediência também podem ser bastante proveitosas especialmente considerando sua capacidade de aprender rapidamente.
Em termos de manutenção, os Schnauzer Standards necessitam, como o Gigante e o Miniatura - de tosas regulares para que mantenham limpa e saudável a sua pelagem e escovação semanal. Não costuma perder pelo e nem tem cheiro forte.O Stripping - que consiste na retirada dos pelos com o auxílio de faquinhas especiais - só é necessário para cães de exposição e só deve ser realizado por profissionais experientes, evitando assim que o cão seja machucado.

Os problemas mais comuns ao Schnauzer são:
Atrofia Progressiva da Retina que pode causar cegueira.
- Infecções urinárias e renais – os sinais mais comuns são uma alta freqüência de urina e o aparecimento de sangue na urina. Há muitos casos de cães que desenvolvem pedras nos rins.
- Pancreatite – aparentemente associado ao fato de os Schnauzer Miniatura apresentarem alto teor de gordura no sangue. Os sintomas mais comuns são o vômito e a diarréia. Alguns apresentam ainda fortes dores abdominais, causando letargia e depressão.
- Síndrome de Cushing – as fêmeas são mais suscetíveis do que os machos e os sintomas são aumento da ingestão de água e urina e ganho de peso.
- Hipotiroidismo – geneticamente herdada, afeta o metabolismo causando depressão, aumento de peso e perda de pelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário